Nome: Cássia Freire
De: Rio de Janeiro
Em Berlim desde Abril de 2011
Motivo da mudança: Conheci meu marido no Rio, me apaixonei e me mudei.
O que lhe faz falta do Brasil? Às vezes sinto falta do calor, de andar descalça e de conversar com alguém da mesma cultura, que tenha sentimentos e vivências parecidas. Mas adoro Berlim e na verdade me sinto mais à vontade aqui. Gosto da organização, pontualidade e da maneira educada e gentil dos alemães.
O que não tem preço na Alemanha? As 4 estações do ano definidas e a liberdade de me vestir como quiser. Palavra preferida em alemão: - Schmetterling (se bem que essa é uma palavra bonita em qualquer língua) e Genau! (serve pra tudo!)
Você fazia carreira no Brasil, como foi deixar isso para trás para recomeçar na Alemanha? Sou professora de inglês, mais de 30 anos de experiência. Certificada pela Universidade de Cambridge, licenciada, pós-graduada e com título de MBA Executivo em Gestão de Negócios do Ibmec. Trabalhei 20 anos na Cultura Inglesa do Rio como professora e gerente de filial. Quando pedi demissão para vir para a Alemanha eu gerenciava a filial Leblon, na época com 1600 alunos.
Ou seja, eu era um mulher totalmente independente com um emprego fixo, apartamento e carro próprios, etc. Mas estava sentindo que a minha vida estava passando e eu não a estava aproveitando. Ao mesmo tempo vi meu pai doente nos seus últimos dias de vida e senti ainda mais forte que tinha chegado o meu momento de viver. Tomei então a decisão e me mudei para Berlim para me casar. Não foi fácil. É muito difícil, depois de se ter conquistado tanto recomeçar do zero. Morar num apartamento simples, sem empregados, tendo que carregar as compras do supermercado, sem carro, sem amigos, sem falar a língua e pior, dependente do marido. Mas eu sempre arrumo uma saída para tudo.
Redecorei o apt e aprendi a cuidar da casa e fazer compras de forma prática. No começo falei muito inglês para me comunicar, mas também fiz alguns anos de curso de alemão intensivo, e agora chegando no nível C2 de alemão, já consigo me comunicar em todas as situações. Porém continuo estudando. Acho importante dominar completamente a língua do país em que moramos. Só assim podemos nos integrar na sociedade e sermos bem respeitados.
Quanto aos amigos, logo que cheguei conheci muitos brasileiros participando dos eventos promovidos pelo Consulado e fiz alguns bons amigos. Mas, procuro fazer amizade com alemães também e gosto muito do jeito deles de cuidar das amizades. Em relação a emprego, ao chegar aqui eu quis dar um tempo e me dedicar exclusivamente ao aprendizado do alemão. Depois de alguns meses comecei a dar aulas particulares de inglês e português. Tentei arrumar um emprego, mas as ofertas não me agradaram e resolvi trabalhar de forma autônoma.
E como foi sua adaptação inicial aqui na Alemanha? Como disse anteriormente, é um começar do zero. O que mais me fazia sofrer era estar num festa ou reunião e não conseguir participar. Me sentia uma boba, calada, só sorrindo sem entender quase nada e sem nenhuma chance de expressar minha opinião ou visão. Parecia apagada, sem vida, uma figuração. Isso é muito difícil para uma pessoa como eu, professora, que sempre tive muitos amigos e conhecidos e sempre fui muito comunicativa.
Como sua vida aqui se diferencia da sua vida no Brasil? Aqui me sinto crescendo, me desenvolvendo a cada dia. As pessoas são mais interessantes, os papos mais ricos. Existe uma infinita possibilidade de crescimento e aprendizagem. São centenas de museus e galerias de artes, inúmeras exposições, eventos, shows, palestras, leituras, peças, filmes, festivais de filme e moda, etc, etc, etc. E tudo por preços justos ou até mesmo de graça.
O que você recomendaria para brasileiros que recém chegaram no país? Que aprendam o alemão e que comprem as roupas de frio certas! Como dizem os alemães: não existe tempo ruim e sim roupa ruim!
Conte sobre seu trabalho como autônoma: Tudo começou com amigos que vinham visitar Berlim e eu passava o dia com eles mostrando a cidade. Fui me interessando pela história e comecei a estudar e a postar no Facebook fatos interessantes que aprendia e fotos de lugares legais que eu visitava. Até que um dia, uma brasileira de outro estado da Alemanha, vendo os meus posts, me perguntou se eu toparia trabalhar como guia de turismo com uma casal amigo dela. Eu disse sim e tudo começou.
E estou aos poucos montando um pequeno negócio: A Berlim Visitas Personalizadas ou Berlim ViP - especializada em turismo personalizado, fora dos padrões de agências. Faço um tipo de turismo inteligente para turistas exigentes que querem sair do comum e fazer passeios exclusivos. Não existem roteiros iguais. Cada roteiro é traçado a partir da necessidade e desejo do cliente.
• Após um contato inicial e uma conversa com os clientes monto o passeio. No dia marcado vou buscá-los no saguão do hotel, passamos o dia juntos e no final do dia, os levo de volta ao hotel ou os deixo onde preferirem.
• O passeio é totalmente customizado, de acordo com o desejo do cliente: pode ser com foco na história ou na arte, foco em compras ou visitas a monumentos e parques e visitas e sempre paradas em cafés e restaurantes interessantes. O fato de eu morar aqui e ser casada com um alemão me faz ter várias histórias interessantes para contar e opções de lugares fora do turismo comum. E a minha experiência anterior, com viagens de intercâmbio e realização de projetos de satisfação do cliente me ajudaram a montar essa empresa com um excelente nível de qualidade que supera a expectativa do cliente. E tudo isso por um preço normal de mercado.
• Além dos passeios ,tenho um produto diferenciado para quem estuda inglês. Ofereço um curso de imersão de inglês em Berlim. Esse passeio é uma mistura de turismo com aula de inglês, para as pessoas que já se comunicam em inglês e querem fazer um curso de imersão para o aprimoramento da língua inglesa. Nesse curso o aluno passará o dia falando apenas em inglês e tendo a oportunidade de usar o inglês em situações reais do dia-a-dia .
Para maior detalhamento do meu trabalho visitem o site da Berlim Vip:
http://berlimvisitaspersonalizadas.com/
Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades e curiosidades de Berlim: https://www.facebook.com/berlimvisitaspersonalizadas
E para aulas de inglês ou português: https://sites.google.com/site/cassiafreire/
Cássia, muito obrigada por compartilhar conosco sua história. Te desejo muito sucesso!
Write a comment